PALESTRANTES/CONVIDADOS



ADELAIDE FERREIRA
Cuidadora.






ALEXANDRINA PINTO
Cuidadora.






ANDRÉ DE OLIVEIRA E SOUSA
Foi Vice-presidente do cineclube do Porto e membro da sua Comissão de Programação e Textos, tendo fundado com Alves Costa a revista Cineclube. Começa também nessa altura a fazer crítica cinematográfica no Jornal do Centro e na Voz Portucalense, órgão renovado da Diocese do Porto pelo bispo D. António Ferreira Gomes, recém-regressado do exílio imposto por Salazar. Encabeçou o grupo dissidente do Cineclube do Porto que fundou o Cineclube do Norte, do qual é o sócio nº 1. Ainda como dirigente deste cineclube redigiu um apelo, em 1976, no Encontro Nacional de Cineclubes de Espinho para a fundação da Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC), o que se viria a concretizar. Durante mais de 20 anos foi presidente da direção deste organismo de âmbito nacional e nessa qualidade representou os cineclubes portugueses em encontros e congressos em Espanha, França, Alemanha, Itália, Checoslováquia, Inglaterra, Alemanha, Grécia e Finlândia. Coordenou a organização dos dois congressos da Federação Internacional dos Cineclubes que se realizaram em Portugal, no Estoril e no Porto (este último no âmbito da capital europeia da cultura). Fez parte de inúmeros júris de festivais de cinema, ou para atribuir prémios a trabalhos sobre cinema, nomeadamente, em Coimbra, Porto, Braga, Aveiro, Espinho, Vigo, Orense, Carballiño e Kiev (Ucrânia). Dos inúmeros cursos, estágios e ações de formação, que frequentou mais tarde, destaca-se o curso intensivo de uma semana sobre Pintura e Cinema, dirigido pelo realizador espanhol Victor Erice, na Escola de Imagem e Som de A Coruña. Também orientou iniciativas deste tipo, nomeadamente em Espinho, Porto, Lisboa e Londres, neste último caso como professor convidado para uma ação sobre cinema português em Pendley Manor e conferência no King’s College. Por convite do titular da pasta da Cultura, sob proposta do Presidente do Instituto Português de Cinema e Audiovisual, presidiu aos júris que subsidiaram as longas-metragens oriundas dos PALOP e dos países europeus. É membro da comissão organizadora dos encontros sobre Cinema e Património de Fafe e do FafeFilmFestival.


ANTÓNIO NUNES
Professor universitário, Vereador do Pelouro da Educação da Junta de Freguesia de Campanhã.





CLÁUDIA BARROS LIMA
Cuidadora.



FÁTIMA ROCHA
Vereadora do Pelouro da Saúde da Junta de Freguesia de Campanhã.






FILOMENA ALMEIDA
Psicóloga no Serviço de Psicologia Vocacional do IPNP. Desenvolve ações de consulta e orientação vocacional em Serviços de Psicologia e Orientação desde 1990. Licenciada pela Universidade do Porto e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Estágio curricular em Psicologia da Educação; estágio extracurricular em Consulta Vocacional de Jovens em Escolas Secundárias e estágio profissional organizado pelo Service Académique d'Information et d'Orientation de Créteil. Autora do caderno de atividades «Agora eu era… actividades para a orientação escolar e profissional». Membro da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira. Membro da Direção APF Norte (1995-1997). Voluntária em Centros de Atendimento a Jovens da ARS (1990-1997).


ILDA TABORDA
Cuidadora.






JOANA PEREIRA
(Em atualização)






LILIANA VASCONCELOS
Psicóloga Clínica e Formadora no IPNP (Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto). Coordenadora do Projeto Clinica Social e do Departamento de Linguagem do IPNP. Psicóloga Clínica em diversas clínicas privadas. Professora da disciplina de Inteligência Emocional no ICM (Instituto Cultural da Maia/Universidade Sénior). Membro do Conselho Pedagógico do ICM (2010-2012). Membro do Conselho Editorial e Científico da Revista Transdisciplinar de Gerontologia. Orientadora de Estágios Curriculares do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde do ISMAI (Instituto Superior da Maia) (2008-2009). Membro fundador do Projeto “Oficina dos Afetos” do IPNP; Coordenadora entre 2008 e 2009 do Projeto-Piloto “Oficina dos Afetos”. Psicóloga Clínica no Projeto Semear.te (Fundação EDP). Colaborou na investigação de Doutoramento em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela Universidade de Lyon 2, França. Integrou a equipa de investigação do Projecto de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no serviço de Imunoalergologia do Hospital de São João do Porto. Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. Pós-graduada em Terapia Familiar: Sensibilização à Intervenção Sistémica pelo ISMAI/Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Frequentou o Seminário de Supervisão e Formação em Psicoterapia Psicanalítica no Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (IFTP/SPP). A frequentar a Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


LUÍS SILVA CASTRO
Médico Dentista; Diretor Clínico da SOSaúde, Ph.D. finalista em Antropologia da Saúde - Estudos do Acesso à Saúde em contextos de marginalização; pós-graduado em Clínica Integrada, Implantologia e Cirurgia FMDUP e Disseção Anatómica - Sistema Nervoso e Coluna Vertebral pela FMUP; Investigador no NISA - Núcleo de Investigação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na UFP; Responsável pelo Conselho Científico e Ética da ODEC; Responsável por Promoção, Rastreio e Prevenção de Patologias Orais na LPPS; Auditor da DGS no PNPSO; Formador de Anatomia, Patologia e Semiologia Clínica no IMT, CEN, e Raul Dória; Autor de vários artigos científicos; Autor do livro "Oral Health and Nutritional Status in children from 6 to eleven years of age: Indicator of Quality of Life, Environment and Health in a population?”; Coordenador de Comissões Científicas Nacionais e Internacionais; Responsável pela elaboração de ficha clinica para doentes com Trissomia 21; Arguente do ICBAS; Participante em rastreios de Cancro Oral em cooperação com IPO - Porto.


LUÍS TEIXEIRA GASPAR
Especialista em Acupunctura; Tui Na; Fitoterapia Chinesa; Massagem Relaxamento; Massagem de Reabilitação; Shiatsu; Auriculoterapia; Reflexologia. Diplomado no curso de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto Português de Naturologia; Formação em Tui Na Clínico com Dr. Peng Xu Ming, Chinarte; Massagem de Reabilitação na Sociedade Nacional de Massagistas de Reabilitação e Cinesioterapeutas. Atualmente no curso de Osteopatia no Instituto de Técnicas de Saúde e Pós-Graduação de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto Português de Naturologia.


MANUELA LEITE
Professora Auxiliar no ISCS-N. Doutorada em Psicologia no âmbito da prestação de cuidados a doentes de Alzheimer, Pós-graduada em Psicogerontologia e Neuropsicologia Clínica. Integra a coordenação do Mestrado em Psicologia Clínica, sendo responsável pela área de Psicogerontologia.


MARGARIDA SOTTO MAYOR
Margarida Sotto Mayor exerce a sua atividade no Serviço de Psicogeriatria - HML. É Enfermeira Especialista na área da Saúde Mental, Licenciada em Ciências da Educação, Mestre em Psiquiatria e Doutorada em Ciências Biomédicas. É membro da UNIFAI. Tem participado em diversos projetos de investigação na área da saúde mental das pessoas mais velhas e tem contribuído regularmente para a formação dos profissionais de saúde na área dos cuidados a pessoas com diagnóstico de demência. Os seus interesses de investigação incidem sobre a saúde mental e física dos cuidadores informais de idosos com demência. É autora de artigos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais.


MARIA TERESA SOUSA
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Superior da Maia.  Realizou Estágio Curricular na Unidade Centro de Dia S. João de Deus para doentes com Alzheimer e outras Demências - Centro Hospitalar Conde Ferreira - Santa Casa da Misericórdia do Porto. Desempenhou durante 4 anos a função de Gestão do Serviço de Doentes no Centro Hospitalar Conde Ferreira. Realizou a investigação sobre o efeito da sobrecarga física na satisfação conjugal dos cuidadores informais.


MARISALVA FÁVERO
Psicóloga, Doutorada em Psicologia pela Universidade de Salamanca. Sexóloga, Docente e Investigadora no Instituto Superior da Maia. Coordenadora do Observatório da Sexualidade: Grupo de Estudos e Intervenção em Sexualidade, Saúde Sexual e Educação Sexual. Autora de três livros: "Sexualidade infantil e abusos sexuais a menores"; "Vitimologia: ciência e activismo"; "Educação sexual: antigos problemas, novas abordagens" (prelo) e de vários artigos científicos.


OLÍMPIA MOREIRA
Terapeuta da Fala no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto e na Fisiomato – Clínica de Medicina Física; formadora no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto; Pós-graduada em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (Instituto CRIAP).



SARA GUIMARÃES
Psicóloga Clínica, Responsável pelo Serviço de Apoio Familiar na Deficiência e Coordenadora Pedagógica do Departamento de Formação do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Formadora em várias entidades nas áreas do Desenvolvimento Infantojuvenil e Apoio Familiar na Deficiência. Formadora certificada pelo IEFP. Licenciada em Psicologia (ISMAI); com Especialização Interdisciplinar em Direito das Crianças (UCP); Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (FPCEUP); Colaboradora no Grupo de Investigação de Adoção (FPCEUP), com publicações científicas na área; a frequentar Especialização Clínica em Psicoterapia Psicodinâmica (FMUP). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


SOFIA CASTANHEIRA PAIS
Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto; Pós-Graduada em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento com especialização em Intervenção Precoce e Educação Especial em Contexto Pré-Escolar pela Universidade do Porto; Coordenadora Técnica responsável pela investigação do Centro de Estudos da Federação Académica do Porto, onde desenvolve trabalho na área das políticas educativas do ensino superior; Presidente da Liga Portuguesa de Profilaxia Social, uma ONG que atua na promoção de saúde pública; Formadora de módulos de Assertividade e Relações Interpessoais; Colaboradora em funções de docência na Pós-Graduação de Saúde Comunitária e no Mestrado de Educação para a Saúde ministrados pela Universidade do Porto.


SUSANA OLIVEIRA
Licenciada em Psicóloga Clínica, Mestre em Neuropsicologia Clínica. Professora auxiliar convidada do Mestrado em Neuropsicologia Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (ISCS-N). Exerce prática privada em diversas clínicas e no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Formadora no IPNP. Membro da Comissão Científica da "Peritia - Revista Portuguesa de Psicologia". Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora certificada pela DGERT.


TERESA CUNHA
Psicóloga Clínica, Sexóloga e Formadora no IPNP, sendo responsável pelo Serviço de Sexologia do mesmo Instituto. Colaboradora em escolas de ensino básico e secundário na dinamização de ações de sensibilização na área da educação para a sexualidade e de projetos de educação sexual. Autora do Projeto “(Des)envolver” - Projeto de Educação para a Sexualidade. Psicóloga Clínica e Formadora no Concretos - Educação e Formação. Licenciada em Psicologia pelo ISMAI, com Especialização Interdisciplinar em Direito das Crianças pela Universidade Católica do Porto - UCP. Mestre em Sexologia pelo ISMAI. Formadora certificada pelo IEFP e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


VALÉRIA SOUSA-GOMES
Docente do Ensino Superior no Instituto Superior da Maia. Diretora do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Psicoterapeuta, neuropsicóloga e formadora no mesmo Instituto. Doutoranda de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento na Universidade de Lyon 2, França. Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA, Diploma de Estudos Aprofundados de Psicologia Cognitiva (D.E.A.) pela Universidade de Lyon 2, França. Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. Pós-graduada em Neuropsicologia e em Consulta Psicológica e Psicoterapia. A frequentar a Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.


VÍTOR FRAGOSO
Psicólogo, professor de “Inteligência Emocional” e “Relaxamento e Movimento Corporal” na Universidade Sénior Contemporânea do Porto (8 anos); Licenciado em Psicologia pelo ISMAI (Instituto Superior da Maia); Pós-graduado em Terapia Familiar pelo ISMAI/Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Codiretor da Revista Transdisciplinar de Gerontologia da USC; Membro do conselho editorial da Revista IGT na Rede - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar do Rio de Janeiro; Psicólogo e colaborador no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (IPNP); Formador e colaborador na Formed; Coautor das seguintes edições: “Processos e Estratégias do Envelhecimento: Intervenção para um envelhecimento ativo”; “Decisão - Percursos e Contextos”; “Envelhecer em Tempos de Crise: Respostas Sociais” e “Educação Emocional para Seniores”.