SUBMISSÃO DE POSTERS 

A Comissão Organizadora convida todos os interessados a submeterem a sua candidatura à apresentação de posters nas I Jornadas do Cuidador: Ética, Estética e Saúde no Cuidar.

As candidaturas serão avaliadas pela Comissão Científica de forma a determinar os trabalhos selecionados, que serão confirmados até 12 de junho de 2013. Os trabalhos selecionados serão expostos durante as Jornadas.

A elaboração dos posters deverá respeitar as seguintes normas:
  • Os posters deverão reportar investigações recentes, ou trabalhos cujo interesse excecional possa justificar a sua apresentação.
  • Em caso de utilização de dados ou iconografia não originais, os autores são responsáveis por solicitar a devida autorização aos detentores dos direitos dos mesmos.
  • Os posters devem respeitar as seguintes orientações gráficas:
       a) Dimensões: 90 cm (largura) por 120 cm (altura);
       b) Legibilidade: utilizar caracteres legíveis a pelo menos 2 metros.
  • Aconselha-se a utilização do mínimo de texto possível, para que a apresentação possa ser mais eficiente.

Submissão dos posters:
  • Para a submissão de posters deverá ser enviado um resumo por e-mail (postersjornadascuidador@gmail.com) onde deverá constar: título, nomes dos autores/autor, instituição a que pertencem, endereço eletrónico de contato habitual, número de palavras-chave (4). Deve conter no máximo 250 palavras e no mínimo 150.
  • A data limite para a submissão dos posters é 07 de junho de 2013. Não será avaliada nenhuma candidatura submetida após essa data.
  • Os autores selecionados serão responsáveis pela colocação dos posters no dia das Jornadas, assim como pelo seu levantamento.

NOTA: A confirmação da receção das candidaturas será efetuada por e-mail até uma semana após o seu envio. Se tal não acontecer, pede-se o favor de contactar a Comissão Organizadora.



A Revista Transdisciplinar de Gerontologia, em conjunto com os autores Vítor Fragoso e Martha Chaves, oferece um exemplar do livro "Educação Emocional para Seniores", editado pela Psicosoma, ao poster premiado.

Ver página oficial do livro aqui.

Sinopse:
"A Educação Emocional adota como pressuposto básico a educabilidade das emoções ao longo de todo o ciclo vital. As Emoções são preditoras e mediadoras de saúde, de forma que geri-las adequadamente é essencial para uma vida saudável e com qualidade. A Proposta de Educação Emocional que o livro apresenta integra os saberes e práticas decorrentes da Gerontologia Educativa, da Pedagogia Existencial e Crítica, da Inteligência Emocional e das Terapias Corporais. Os autores desenvolveram o livro, como uma proposta de intervenção após longos anos de atuação com seniores, no âmbito terapêutico, educativo e formativo. Trata-se de um livro fundamental para seniores, psicólogos, educadores sociais, gerontólogos, psicoterapeutas, educadores, enfermeiros, entre muitos outros."